Fisioterapia

Nosso objetivo é a recuperação completa, visando o bem estar global, seja em tratamentos conservadores, pré-operatórios ou em pós-operatórios imediatos e tardios.

Oferecemos atendimento individual e personalizado nas áreas:

TRAUMATO-ORTOPÉDICA E REUMATOLÓGICA

Consiste na terapia de prevenção e recuperação funcional de afecções traumáticas, ortopédicas e reumatológicas do sistema músculo-esquelético. No Espaço Ana Gil, os tratamentos são realizados de forma conservadora ou pré e pós-cirúrgicas, desde a lesão até o retorno das atividades diárias e/ou desportivas.

As técnicas utilizadas englobam recursos crioterápicos; eletroterápicos; exercícios terapêuticos de alongamento, fortalecimento e estímulos proprioceptivos,exercícios de balance muscular e reequilíbrio de disfunções motoras, eletroestimulação (Corrente Russa e Corrente Aussie), técnica de Restrição de Fluxo Sanguíneo para ganho de força e massa muscular; além de terapias manuais como: mobilização articular, mobilização neural, estabilização segmentar vertebral, liberação miofascial, e crochetagem.

FISIOTERAPIA DESPORTIVA

Visa o retorno do atleta às suas atividades desportivas, recuperando-o totalmente o quanto antes e minimizando as possíveis perdas das qualidades físicas e performance no esporte.

Trata-se de um programa de tratamento dinâmico, que utiliza equipamentos e técnicas terapêuticas, associadas a exercícios direcionados às necessidades individuais do atleta e sua determinada modalidade desportiva.

O método é essencial para garantir que o atleta esteja apto novamente à prática saudável dos esportes, com plena recuperação.

RPG (REEDUCAÇÃO POSTURAL GLOBAL)

Método fisioterapêutico que reeduca a postura de forma global, através de respiração adequada, alongamentos das cadeias musculares e diminuição de retrações musculares específicas.

Indicado principalmente para hérnias e demais afecções discais, desvios posturais da coluna (hipercifose, hiperlordose, escolioses), desvios de articulações apendiculares (ombros, joelhos, cotovelos, tornozelos), e deformações decorrentes de patologias neurológicas.

PODOPOSTUROLOGIA

A Podoposturologia é um método fisioterapêutico de confecções de palmilhas posturais, que são determinadas e confeccionadas após uma avaliação postural detalhada. As palmilhas posturais auxiliam na prevenção e tratamento terapêutico, através de correção da pisada do paciente, reeducando a estrutura corporal e amenizando as alterações posturais por compensações.

FISIOTERAPIA NEUROLÓGICA

A Fisioterapia Neurológica (ou Neurofuncional) atua nas doenças que acometem o Sistema Nervoso Central ou Periférico, levando a distúrbios neurológicos, motores e cognitivos.
No Espaço Ana Gil, avaliamos nossos cientes detalhadamente, para determinar os reais déficits funcionais, e através das técnicas mais indicadas, promover padrões motores adequados, recuperar a funcionalidade e melhorar força, mobilidade, coordenação motora e equilíbrio.

FISIOTERAPIA GERIÁTRICA

O Espaço Ana Gil, oferece atendimento específico para auxiliar e promover um envelhecimento saudável.
O programa de tratamento inclui exercícios de força, flexibilidade, agilidade e equilíbrio, além de orientações dadas ao idoso e sua família. Obtemos como resultado, a manutenção da autonomia, melhora das capacidadesfuncionais do dia-a-dia, diminuição da incidência de quedas e qualidade de vida na terceira idade.

FISIOTERAPIA GESTACIONAL

No Espaço Ana Gil, as gestantes têmumatendimento especial voltado para esse momento tão bonito na vida da mulher.
A Fisioterapia Gestacional possibilita às futuras mamães bem-estar físico e mental, contribuindo para o controle do peso, corrigir a postura, aumentar sua resistência, manter o tônus muscular, fortalecer e dar flexibilidade aos músculos. No caso de algumas gestantes, também recomendamos, juntamente com autorização médica, aulas de Pilates Funcional, método também excelente para a recuperação no pós-parto.
Além dos benefícios já citados, a gestante dorme melhor, porque os exercícios reduzem o desconforto provocado pelo aumento do peso e preparam melhor o seu corpo para o estresse do dia-a-dia, previne dores musculares e articulares e incontinências decorrentes, tanto no período pré-natal como no pós-parto.
A boa forma obtida durante o programapermitirá maior facilidade no momento do parto, e, seguramente, uma recuperação pós-parto, bastante rápida, sem contar com os efeitos estéticos.
O nosso trabalho consiste em uma avaliação prévia e reavaliações periódicas, no decorrer da gestação, exercícios de fortalecimento e alongamento muscular, técnicas de respiração, massagens relaxantes, orientações para a hora do parto e cuidado com o corpo e o dia-a-dia da gestante, como cuidar dos seios, posições para dormir… e quando necessário, drenagem linfática e tratamento das dores e afecções instaladas.
Após o nascimento do bebê, o corpo da nova mãe começa o seu período de recuperação e sua volta ao normal. Logo a fisioterapia continua, com as devidas orientações para amamentação e posicionamentos, tratamento de dores, além do Pilates Funcional.
Durante todo o processo cuidamos de nossas gestantes com muito carinho, e como não poderia ser diferente, também queremos auxiliar no bem-estar do bebê, e para isso oferecemos sessões de Shantala – massagem terapêutica e relaxante realizada pela própria mamãe, que proporciona prazer, confiança, conforto e tranquilidade ao bebê.
Enfim, nosso papel é ajudar a mulher a ajustar-se às mudanças físicas do começo ao fim da gravidez e puerpério de modo que o estresse possa ser minimizado.

ÓRTESES E TERAPIA DA MÃO

Especialidade fisioterapêutica voltada para a região da mão e punho, com técnicas diferenciadas para sua recuperação funcional após traumas, lesões ortopédicas e pós-operatórios, além de confecção de órteses estáticas feitas com materiais leves para imobilização, proteção e/ou estabilização da mão.

ACUPUNTURA

A Acupuntura no Espaço Ana Gil refere-se ao atendimento de Medicina Tradicional Chinesa, definido pelo conjunto de conhecimentos acumulados e aperfeiçoados pelos chineses há milênios, baseados numa percepção peculiar da estrutura física, energética e funcional do ser humano e que originaram diversas modalidades terapêuticas:

  • Acupuntura: colocação de finíssimas agulhas de metal ao longo dos pontos dos meridianos do corpo.
  • Eletroacupuntura: corrente elétrica de baixa intensidade aplicada nas agulhas ou diretamente nos pontos.
  • Cromopuntura: estimulação dos pontos por feixes de luz colorida. Usado principalmente em crianças ou quando há restrição ao uso de agulhas.
  • Shiatsu: utiliza as mãos ou dedos para aplicar pressão direta a pontos localizados ao longo dos meridianos do corpo.
  • Moxabustão: utiliza pequenas quantidades de fibra vegetal aquecida em áreas específicas do corpo.
  • Ventosaterapia: técnica que utiliza copos de acrílico e um compressor para criar sucção na pele para estimular a energia vital e promover a circulação regional dos fluidos corporais. Muito indicada para dores musculares.
  • Dietética: como utilizar os 5 sabores para restaurar o equilíbrio energético do corpo.
  • Fitoterapia: terapia com plantas medicinais.
  • Quiropraxia: manipulação osteoarticular que objetiva, através da reorganização espacial do esqueleto, descomprimir os tecidos moles periarticulares.

As principais indicações segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) são as lombociatalgias, artroses, esporão de calcâneo, paralisia facial, dor de dentes, nevralgia do trigêmeo, dismenorréia, amenorréia, infertilidade, amigdalite, gastrite, úlcera, colite, disenteria bacilar aguda, prisão de ventre, conjuntivite, retinite, catarata, miopia infantil, asma, bronquite, sinusite e rinite, Herpes Zoster, enxaqueca, insônia, ansiedade, transtorno do pânico, dentre outras.