Trocar alimentos refinados do dia a dia, como arroz, pães e massas, por alimentos integrais é uma medida simples que pode transformar a saúde.
De acordo com a nutricionista Dra. Raquel Marques, os alimentos integrais oferecem muito mais nutrientes, têm lenta absorção, dão mais saciedade, além de serem ricos em fibras e nutrientes. Portanto, incluí-los na dieta ajuda o seu corpo a funcionar melhor.
Os alimentos refinados e processados perdem a maior parte das fibras e nutrientes e costumam ter grandes quantidades de açúcares ou sódio e, que apesar de mais saborosos, não fazem muito bem para o organismo.
Quais os benefícios dos alimentos integrais? Os alimentos integrais possuem muitos benefícios para a saúde. Se destacam, principalmente, pelo alto teor de fibras. Elas são carboidratos não digeríveis encontrados em vegetais, que possuem ações favoráveis para o intestino e no combate e prevenção de doenças.
As fibras se dividem em dois tipos:
- Fibras solúveis e insolúveis. Enquanto a fibra solúvel forma um gel em contato com a água, auxiliando a formação do bolo fecal e propiciando saciedade. A fibra insolúvel, não absorve água, fazendo com que “empurre” o bolo fecal, assim melhorando o trânsito intestinal.
O consumo de fibras possui vários benefícios, como:
- Melhora do trânsito intestinal: como já mencionado, os carboidratos contidos nos alimentos integrais em conjunto com a água, ajudam na formação do bolo fecal e no seu trânsito para evacuação, prevenindo constipação ou prisão de ventre.
- Eleva a sensação de saciedade: como as fibras não são digeridas, elas permanecem mais tempo no intestino, prolongando o tempo de digestão. Sendo assim, aumentam a sensação de saciedade e diminuem a fome.
- Reduz o colesterol LDL: em uma dieta balanceada, elas diminuem a absorção de gorduras e do colesterol “ruim” no intestino, auxiliando na prevenção de doenças cardiovasculares.
- Controla níveis de glicose: pois liberam lentamente a glicose para absorção no sangue, diminuindo o trabalho da insulina e prevenindo o diabetes tipo 2.
Habituar o paladar aos alimentos integrais é um processo que pode ser feito aos poucos, mas que costuma ser bastante benéfico. Lembre-se de consultar um nutricionista e fazer sempre acompanhamento médico. Apenas eles podem recomendar o que, de fato, é melhor para o seu caso.
Dra. Raquel Marques – Nutricionista do Espaço Ana Gil