As alterações posturais são cada vez mais frequentes e muitas pessoas nem sabem que as possui.
Mas veja bem, uma alteração postural não precisa ser tão aparente ao olhar leigo, para causar dores, lesões e disfunções no seu corpo.
Listei aqui as 5 principais consequências de alterações posturais:
- Dor na coluna – as dores de coluna, em especial, a região lombar, afeta um grande número de brasileiros. E na maioria das vezes a causa dessas dores tem origem em alterações posturais.
- Hérnia de disco – desequilíbrios posturais podem ser os grandes vilões e causadores das hérnias de disco.
- Lesões articulares e musculares – as desarmonias posturais sobrecarregam músculos e articulações, causando não apenas dor, mas podendo acarretar em lesões dessas estruturas também, como estiramentos, tendinoses, e outras lesões importantes.
- Dor de cabeça – muitas dores de cabeça tem como causa subjacente alterações posturais, por conta das tensões musculares e alterações da coluna cervical e até articulação da boca, causando as terríveis cefaleias tensionais.
- Problemas digestivos e respiratórios – surpreendente, mas alterações posturais , levam a desarmonias internas que podem afetar os sistemas digestivo e respiratório, podendo contribuir para diminuição da capacidade respiratória, gastrites, refluxos, constipação intestinal e outros problemas.
Identificar e corrigir tais alterações e disfunções posturais é fundamental para solucionar e até prevenir tais problemas.
A Osteopatia é uma excelente especialidade para resolver tais questões.
Procure um profissional de sua confiança e faça o quanto antes uma avaliação completa e minuciosa da sua postura.
Dra. Ana Gil
Fisioterapeuta e Osteopata