Espaço Ana Gil – por uma vida sem dor – Atendimento interdisciplinar de excelência

As especiarias e temperos mais indicados para perda de peso são aqueles que contêm propriedades desintoxicantes e que aceleram o metabolismo. Desde que consumido diariamente, tem uma atividade funcional no organismo. Além disso, as especiarias possuem propriedades termogênicas, ajudando a acelerar o organismo, e com isso, aumentar a queima de gordura.
 
👉 “O metabolismo acelerado garante uma queima maior de gordura, maior disposição e nos deixa mais atento durante o dia”, completa a Dra. Raquel Marques, nutricionista do Espaço Ana Gil.
 
É aí que os chamados alimentos termogênicos podem colaborar. São ingredientes com capacidade de aumentar a temperatura corporal e, consequentemente, gastar mais energia na digestão. É como se o corpo precisasse trabalhar ainda mais para conseguir digeri-los. Este processo ajuda, principalmente, no emagrecimento. Mas não é tão simples assim. “Somente a ingestão deles, sem a prática de exercícios e uma alimentação saudável e hipocalórica, não é suficiente para perder peso”, ressalta Dra. Raquel.
 
No entanto, como qualquer alimento, não deve haver excessos. Gestantes, pessoas com arritmias, cardiopatas, hipertensos ou com doenças neurológicas devem consultar seu médico antes de incluírem os termogênicos na alimentação.
 
Confira algumas especiarias para te ajudar no dia a dia:
 
• Chá verde – Reduz o risco de câncer, ajuda no combate de doenças como diabetes, infecções virais, inflamações em doenças degenerativas e auxilia na perda de peso graças ao seu teor de catequina (composto antioxidante) e inibe o apetite. Por possuir um alto teor de cafeína, não deve ser consumido na parte da noite por pessoas que sofrem de insônia.
 
• Ginseng – Aliada da perda de peso por inibir que as células armazenem energia em forma de gordura. Ela contém o componente ginsenoside Rg3 que auxilia na queima de calorias. Outras características da planta são ajudar a prevenir a obesidade e diabetes, ser energizante, aumentar o metabolismo e ser benéfica ao cérebro.
 
• Dente-de-leão – Utilizando suas sementes, o consumo dessa flor contribui para a limpeza do organismo e o ajuda a fazer uma digestão lenta, e resultando em uma sensação de satisfação. É diurético e o principal órgão que é benéfico é o fígado. Possui vitamina C, B6, proteína, minerais, entre outros.
 
• Canela – Ajuda a baixar os níveis de açúcar no sangue, que fazem a pessoa engordar, reduz o risco de resistência a insulina, reduz o nível de colesterol LDL (o chamado colesterol ruim), ajuda na memória, tem propriedades anti-inflamatória, ajuda a saciar a fome, diminui a passagem de alimento no sistema digestivo, prolongando assim, a sensação de satisfação depois de uma refeição, minimiza a compulsão alimentar, aumenta o metabolismo do corpo, queima maior números de calorias.
 
• Pimenta-caiena   – Picante e pode aumentar seu metabolismo durante horas, dependendo da quantidade ingerida, ela ajuda a queimar calorias, com sua propriedade capsaicina. Essa propriedade faz com que a gordura seja oxidada mais rápido, resultando em uma redução do apetite e uma boa digestão.
 
• Mostarda – Ótimo para ajudar na perda de peso, suas sementes auxiliam em problemas como dores nas costas e nos músculos, nariz congestionado, sintomas da menopausa e de problemas respiratórios, além de ajudar na prevenção do câncer. Suas fibras ajudam a deixar mais lento o processo de crescimento de tecido gorduroso. Essa mostarda é a erva não o condimento.
 
• Pimenta-preta – Conhecida também como pimenta-verde e pimenta-branca, esse tipo de pimenta contém piperine, que ajuda a reduzir gordura na corrente sanguínea e inibe o crescimento de células adiposas no corpo. Além das propriedades antioxidades que possui, a pimenta-preta altera o sabor do alimento.
 
• Cúrcuma – Planta da família do gengibre, a cúrcuma ajuda na redução de gordura localizada e melhora a digestão. É um antioxidante e anti-inflamatório e inibe o crescimento de câncer e metástase.
 
• Gengibre –Grande emagrecedor por suprir o apetite, ajudar na digestão, queimar toxinas e elevar a temperatura do corpo para aumentar nosso metabolismo, ajuda no combate a celulite e a gripe, por ser ótimo anti-inflamatório.
 
• Anis estrelado – Auxilia no alívio da má digestão e do estufamento abdominal. O condimento garante que a região abdominal não aumenta após as refeições.
 
• Salsa – Tem o efeito diurético, ajudando na redução de gases e inchaço, uma ótima dica é utilizar com cúrcuma na salada e molhos.
 
Além de proporcionarem uma sensação agradável no paladar, podendo e devendo assim ser substitutas do sal, não só são os benefícios para a saúde (porque tem propriedades antioxidantes ou anti-inflamatórias ou porque contém vitaminas e minerais), mas também porque ajudam a acelerar o metabolismo. E assim, sem dietas radicais é possível emagrecer e melhorar a qualidade de vida.
 

ESPAÇO ANA GIL

Dra. Raquel Marques Especialista em Emagrecimento e Reeducação Alimentar