Espaço Ana Gil – por uma vida sem dor – Atendimento interdisciplinar de excelência

O açúcar vicia o cérebro porque estimula a produção de um hormônio chamado dopamina, que é responsável pela sensação de prazer e bem-estar, fazendo com que o organismo fique viciado nesse tipo de alimentação.

De acordo com a nutricionista Dra. Raquel Marques, não é segredo para ninguém que o açúcar é um dos responsáveis pelo sabor adocicado de alguns alimentos. A substância é um composto orgânico natural, e na prática a palavra açúcar resume o grupo de carboidratos cristalizados, entre eles a sacarose, a lactose, a frutose e a maltose. Ele apresenta diversas formas, que vão variar de acordo com a origem do alimento que ele compõe.

Podem ser monossacarídeos, dissacarídeos ou oligossacarídeos. Para explicar, o açúcar presente nas frutas é chamado frutose e é um monossacarídeo, já o presente no leite e em seus derivados é chamado lactose, conjunto da glicose e da galactose, e é um dissacarídeo.

O açúcar vicia? Pode até parecer invenção, mas o açúcar também é realmente considerado uma substância com poder viciante. Semelhante a ação de drogas no organismo, a ingestão de açúcar causa a liberação do hormônio dopamina no cérebro e com isso, temos a sensação de prazer. Mas o processo não para por aí…

Nosso cérebro está em constante busca por alimentos que nos deem prazer e, em indivíduos com predisposição a comportamentos abusivos, pode desencadear comportamentos de busca e alterações neuroquímicas por recompensa.

Da mesma forma que outras substâncias aditivas, o poder viciante influencia também quando a pessoa decide parar ou reduzir o consumo, chegando a apresentar consequências negativas, especialmente, físicas, como ganho de peso.

Quais são os malefícios do açúcar à saúde?

Porém, embora o cérebro se alegre com a produção de dopamina, todo o corpo sofre com os malefícios do açúcar, ele desencadeia uma série de processos prejudiciais:

·       Obesidade

·       Problemas cardiovasculares

·       Diabetes tipo 2

·       Estresse e ansiedade

·       Baixa energia

·       Desequilíbrio da microbiota intestinal

·       Enfraquecimento do sistema imunológico

Recomendações de consumo de açúcar: O consumo de açúcar por dia é de 25g, o que equivale a uma colher de sopa cheia, mas o ideal é evitar ao máximo a ingestão desse alimento, o corpo não precisa dele para funcionar bem. Além disso, deve-se preferir o consumo de açúcar mascavo ou mel, pois contém mais vitaminas e minerais que o produto refinado. Sendo menos prejudiciais a saúde.

Alimentos ricos em açúcar – Além do açúcar branco, muitos alimentos contêm esses ingredientes em sua receita, trazendo também malefícios a saúde. Alguns por exemplo:

  • Sobremesas: Bolos, pudins, docinhos e pães açucarados;
  • Bebidas: Refrigerantes, sucos de caixinhas e suco em pó;
  • Produtos industrializados: Chocolates, gelatina, biscoitos recheados, ketchup, leite condensado, nutella, entre outros.

Importante que em caso de dúvidas procure um profissional de sua confiança.

Dra. Raquel Marques

Nutricionista